7ª Conferência Municipal de Saúde debate fortalecimento do SUS e amplia participação da comunidade em Joaçaba
Evento reuniu profissionais, gestores, estudantes e população para discutir propostas para políticas públicas.
Joaçaba promoveu nesta segunda-feira (22) a 7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Auditório Afonso Dresch, no campus I da Unoesc. O encontro reuniu representantes da área da saúde, gestores públicos, estudantes, integrantes de entidades, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e membros da comunidade para debater os principais desafios e perspectivas da saúde pública.
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a conferência teve como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, reforçando a importância da participação popular na construção e no aprimoramento das políticas públicas de saúde.
Ao longo da programação, os participantes discutiram questões relacionadas ao financiamento do sistema de saúde, modelos de gestão, atenção à população, desafios enfrentados pelo SUS e impactos das questões socioambientais na qualidade de vida da população. As propostas elaboradas durante os debates serão encaminhadas para as próximas etapas da conferência, podendo integrar discussões em âmbito estadual e nacional.
A secretária municipal de Saúde, Karla Simas, destacou a relevância histórica das conferências para a evolução das políticas públicas do setor. Segundo ela, esses espaços têm papel fundamental na construção coletiva de soluções e no fortalecimento da participação social.
“Foi a partir das discussões ampliadas da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que surgiram as bases para a criação do SUS. Por isso, momentos como este são essenciais para ouvir a comunidade, identificar necessidades e construir propostas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de saúde”, ressaltou.
A programação também contou com uma apresentação cultural promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além da palestra magna ministrada pelo gestor público e doutor em Saúde Pública e Epidemiologia, Luis Fernando Dahmer Peruchini, que abordou temas relacionados aos desafios contemporâneos da saúde pública.
Outro momento importante do evento foi a eleição dos delegados que representarão Joaçaba nas próximas fases da conferência, levando as propostas definidas no município para discussão em instâncias superiores.
Nos siga no
Google News



















