Menu
Destaques

Crescimento e profissionalização: Joaçaba regulamenta Feira Livre Municipal e celebra expansão de expositores

Em encontro, empreendedores e entidades parceiras discutiram a nova lei que rege o espaço da Feira Livre Municipal

Éder Luiz

Éder Luiz

Compartilhe:

O comércio local e a valorização da produção artesanal ganharam um importante marco jurídico e estrutural em Joaçaba. Na tarde da última segunda-feira (22), a Prefeitura Municipal sediou uma reunião estratégica para a apresentação do Estatuto da Feira e da Lei Ordinária nº 5.800 (de abril de 2026), que passa a regulamentar oficialmente os princípios e o funcionamento da Feira Livre Municipal.

O encontro reuniu 24 dos 27 empreendedores que compõem o espaço atualmente, além do prefeito municipal, e de representantes da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Eventos e Turismo, da Epagri e do Sebrae/SC.

Mais do que apresentar as diretrizes legais, a reunião foi um momento para celebrar o notório crescimento do projeto, desenvolvido através de uma forte parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. No início de 2025, a Feira operava de forma mais tímida, contando com cerca de 15 expositores e funcionando apenas nas sextas-feiras à tarde e em alguns sábados pela manhã, de forma esporádica.

Hoje, o cenário é de expansão: a Feira conta com 27 empresas regulares e um horário de atendimento ampliado que abrange todo o fim de semana (sextas-feiras das 13h às 18h, sábados das 8h às 19h e domingos das 8h às 12h). O sucesso é tanto que já existe uma lista de espera de interessados, que são avaliados e aprovados periodicamente.

Para o prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, o avanço do projeto reflete o compromisso da gestão com a economia criativa local. “Ver a nossa Feira Livre crescer desta forma é motivo de muito orgulho. Saímos de um funcionamento esporádico para uma feira robusta, que atrai as famílias joaçabenses durante todo o fim de semana. A aprovação desta lei e o trabalho conjunto com o Sebrae mostram o nosso compromisso em dar segurança jurídica e estrutura para que os nossos produtores e artesãos possam prosperar e gerar renda”, destaca o prefeito.

A força da capacitação

O salto de qualidade da Feira Livre é resultado direto de um projeto focado na profissionalização. Com o apoio técnico do Sebrae/SC, os micro e pequenos produtores participam de encontros e consultorias individuais voltadas para a formalização, regularização, melhoria na apresentação dos produtos e gestão de negócios. O objetivo é agregar valor ao que é produzido no município e garantir um melhor acesso ao mercado.

A gerente regional do Sebrae/SC no Meio-Oeste, Gelsi Forte Daros, avalia que a regulamentação coroa um trabalho contínuo de excelência. “O Sebrae atua para dar protagonismo ao pequeno produtor. Através das nossas consultorias, ajudamos estes empreendedores a melhorarem a gestão e a formalizarem os seus negócios. Ter uma lei que regulamenta a feira, aliada a este salto incrível no número de expositores e dias de funcionamento, prova que a organização e a capacitação são sempre os melhores caminhos para o desenvolvimento econômico local”, conclui Gelsi.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/SC – Éder Luiz Comunicação


Compartilhe: