Frio intenso de -6ºC pode congelar rodovias em SC e gera alerta para acidentes graves
Com previsão de frio intenso de até -6ºC, a Defesa Civil e a PMRv alertam para o risco de congelamento de pistas em SC.
A intensa massa de ar polar que derruba as temperaturas em Santa Catarina nesta semana acendeu um alerta importante da Defesa Civil: há risco real de congelamento de pistas em rodovias do Estado, especialmente nas regiões mais altas da Serra. O fenômeno reduz drasticamente a aderência dos pneus ao asfalto, aumenta o perigo de acidentes e exige atenção redobrada de quem vai pegar a estrada.
Como ocorre o congelamento e quais os trechos críticos
Segundo a Defesa Civil, o congelamento da pista acontece quando a temperatura do pavimento atinge níveis próximos ou abaixo de 0°C e há presença de água acumulada.
Os locais mais suscetíveis são trechos específicos da Serra catarinense, como a SC-390 (Serra do Rio do Rastro) e a SC-110 (em áreas próximas a São Joaquim). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a água de nascentes e cursos d’água escorre pelas encostas rochosas, invade a pista e, com o frio extremo, acaba virando uma perigosa camada de gelo.
Aplicação de sal e patrulhamento constante
Para reduzir os riscos de acidentes graves, a PMRv intensificou o monitoramento. O protocolo inclui o uso de ferramentas para quebrar placas de gelo já formadas e a aplicação de sal sobre o asfalto, o que acelera o descongelamento. A corporação utiliza até mesmo um equipamento adaptado de uso agrícola para auxiliar na distribuição do sal ao longo da rodovia.
A polícia também emitiu um alerta aos turistas que sobem a Serra para ver geada ou neve: é fundamental não subestimar o clima, viajar com hospedagem garantida, evitar ficar longos períodos dentro dos veículos e ter extremo cuidado com nevoeiros, neblina e ventos fortes.
A previsão do tempo: Termômetros podem marcar -6ºC
Após a passagem da frente fria, a massa de ar polar ganha força. Confira o que esperar para os próximos dias:
- Terça-feira (23): O tempo volta a ficar firme ao longo do dia. As temperaturas despencam, podendo ficar abaixo de zero já na noite desta terça no Grande Oeste, nos Planaltos e na Serra, com previsão de geada.
- Quarta-feira (24): Será o dia mais crítico. A massa de ar polar se estabelece de vez, mantendo o tempo seco e ensolarado, mas extremamente gelado. As mínimas serão negativas no Meio-Oeste, Planaltos e áreas serranas, podendo atingir até -6°C nos pontos mais altos. Há previsão de geada generalizada.
- Quinta (25) e Sexta-feira (26): O frio e o tempo seco continuam. As madrugadas seguem geladas com geada ampla no Grande Oeste e Planaltos. À tarde, as máximas não passam dos 20ºC.
A Defesa Civil reforça o cuidado com a saúde nos próximos dias devido ao risco de hipotermia e ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias em virtude do frio extremo.
Fonte: PMRv, Defesa Civil e NSC
Nos siga no
Google News












